terça-feira, 25 de fevereiro de 2014



Me deparei hoje com um artigo do Prof. Peter Drucker, que resume perfeitamente a questão dos estudos sobre os impactos que a venda on-line poderá causar no mercado:


Os impactos da tecnologia são mais difíceis de prever que a maioria dos outros acontecimentos. Os especialistas previam na década de 40 que por volta dos anos 2000 teríamos no mundo cerca de 1000 computadores, na década de 70 já eram 250.000. No mesmo período ninguém podia prever o impacto do pesticida DDT (diclorodifeniltricloroetano) - e muitos acreditavam que o mesmo se tornaria ferramenta que seria usada até hoje na agricultura.

O maior perigo é de o delírio de que sejamos capazes de prever os impactos de uma nova tecnologia nos leve a negligenciar a tarefa realmente importante. A tecnologia realmente produz impactos sérios, benéficos e maléficos. No entanto, para considerá-los, não se precisa do dom da profecia. Basta o monitoramento.

Em 1948 praticamente ninguém previu corretamente os impactos do computador. Cinco ou seis anos depois já era possível conhecê-los e podia-se afirmar : Qualquer que seja o impacto tecnológico, social e econômico, não se trata de grande ameaça.

O monitoramento da tecnologia é tarefa séria, importante e mais que isso vital, porém não é profecia. A única coisa possível com relação a nova tecnologia é especulação, com chance de mais ou menos um em 100 de se estar certo.
Peter F. Drucker, Livro Pessoas e desempenhos  Ed. Campus

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