quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Google irá fechar seu site Agregador/comparador de preços de seguros no Reino Unido e nos EUA

O site Insurance Age noticiou na data de ontem (24/02/16) que a Google irá FECHAR seu serviço agregador de preços de seguros, que possui atuação do Reino Unido e EUA.

Isso mesmo, a Google irá fechar seu serviço agregador de preços de seguros, pois embora as pessoas tenham utilizado o serviço para obter informações de serviços financeiros, o Google Compare em si só tem registrado prejuízos.

A Google comprou por uma cifra milionária ( 38m £)  um dos principais sites agregador do Reino Unido em 2011 (Beatthatquote.com) que se tornou o Google Compare no mesmo ano, período em que os agregadores de preços de seguro de Auto ultrapassaram a participação de 40% do mercado de seguro de automóvel britânico.
                                                                                   












 palestra Miro Cequinel - Impactos da Venda On-Line   para o Mercado Segurador / Fonte: Ernest Young (2011)

O site vinha apresentado prejuízos milionários seguidos ( £12,64m em 2013 , £12,58m em 2012) sendo que já apresentava prejuízo antes mesmo da compra pela Google, e só manteve-se em operação por constantes aportes da empresa mãe.

Como tenho apresentado em minhas palestras desde 2013, embora esse tipo de serviço gere uma demanda muito grande por cotação, os índices de conversão da internet costumam ser tradicionalmente baixos, não gerando receita suficiente para bancar os custos, de maneira que o serviço vem a ser mais um a engrossar a lista de serviços do Google que descansam em paz, como o recente Google Glass e vários outros:


A estratégia da Google de fechar o Google Compare (seu agregador de preços sobre seguros) no Reino Unido e UK e de focar no Adwords parece ser mais lógica, do que concorrer diretamente com os próprios anunciantes. Aqui no Brasil os custos de anúncios patrocinados no Adwords na área de seguros são altíssimos, pois os corretores acabam concorrendo com as seguradoras pelos termos de busca, e logicamente estas possuem muito mais recursos de marketing. De qualquer forma essa notícia apenas ratifica que o seguro não é um produto como qualquer outro e tem suas particularidades, ainda que outros agregators certamente continuarão atuando fortemente no mercado, porém agora como clientes do Google e não mais como concorrentes ... triste ver que muitas pessoas do setor continuam não entendendo o que são essas ferramentas e o que se passa.

Abaixo a publicação original:

Google Compare to close down

Author: Sian Barton
Source: Insurance Age | 24 Feb 2016
Categories: BrokerInsurer
Tags: Aggregators
google-sorry-were-closed
Aggregator service is in process of winding down and due to shut on 23 March.
Internet search provider Google is to close its Compare service from 23 March this year.
Google confirmed that ithad emailed its Compare partners to advise them of the service in the UK and the US would be winding down from 23 February.
Google Compare has been operational in the UK since 2012 and offered information on car insurance, mortgage rates, credit cards and travel insurance.
Google said that while searches on these queries remained high, the product didn't get the traction it hoped for and revenue was minimal. It explained that that was, in part, due to the limited availability of the products in both the US and the UK.
Google bought Beatthatquote.com, which became the Compare offering, in 2011 for £38m. However since then the software giant has met a number of stumbling blocks.
Monitored
The Financial Conduct Authority (FCA) monitored the organisation as part of its thematic review into aggregators in 2014 over fears that its methods were "anti-competitive".
While the Compare site, reported under the Beatthatquote.com brand, also reported financial losses. In 2013 it posted a £12.64m loss after costs exceeded turnover. In 2014 it also posted a loss for the financial year of £19.4m.
Google said in the email to Compare Partners, published by Search Engine Land: "Despite people turning to Google for financial services information, the Google Compare service itself hasn't driven the success we hoped for."
For all the latest industry news direct to your inbox, sign up for our daily newsletter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário