sábado, 24 de outubro de 2015

Softwares multi-cálculo

Já na década de 1990, as seguradoras passaram a fornecer aos seus corretores, um sistema/programa de cálculo para a realização do cálculo do prêmio do seguro. Ao longo do tempo, a adoção dessa ferramenta permitiu que as seguradoras melhorassem sua policita de subscrição de riscos, incluindo mais váriaveis para a formação de preços.

Com o passar dos anos estes sistemas, que eram fornecidos inicialmente em disquetes e rodavam localmente nos computadores dos corretores, migraram para a internet e passaram a ser integrados a intranet da seguradora, que também fornece dados sobre comissões recebidas, avisam sobre as renovações a serem feitas bem como sobre a gestão de cobranças e pagamento de parcelas dos seus segurados.

Hoje a quantidade de variáveis necessárias para o cálculo de um seguro de automóvel por exemplo tornaria inviavel a realização do mesmo cálculo de forma manual pelo corretor de seguros. Em função da atual liberdade tarifária, cada seguradora tem o seu sistema para cálculo, de maneira que uma corretora de seguros precisa normalmente lidar com sistemas de diversas seguradoras para conseguir gerar um orçamento, com muito retrabalho e repetições de informações entre cada sistema. Um corretor por exemplo que opere com 4 seguradoras, terá que repetir todas as informações sobre determinado risco em cada um dos sistemas de cada seguradora,  digitando  4 vezes grande parte das mesmas informações.

O multi-cálculo é um projeto que visa unificar as diversas plataformas de cálculo em uma só, de maneira a aumentar a produtividade na corretora e evitar esse retrabalho de digitação.  Seu principal desafio é o processo de atualização permanente e bastante trabalhoso.

 Geralmente, a Corretora deverá conseguir, junto às Seguradoras, a autorização para utilizar o seu componente de cálculo (licença de uso), em segundo lugar, deverá fechar acordos operacionais com as Seguradoras, pelos quais as mesmas se comprometam a enviar atualização periódicas dos componentes (bancos de dados e Dlls) para que a empresa possa atualizá-los.

Hoje temos dois modelos de sistemas de multi-calculo existentes para uso das corretoras.

 O primeiro modelo são sistemas que efetivamente efetuam o cálculo (no lugar do sistema da seguradora). A adoção deste modelo é bastante complexo e normalmente sofre os seguintes problemas com o processo de interação com as seguradoras:

1.  A maioria das Seguradoras não gosta de participar, principalmente as consideradas de primeira linha, acham que a equipe de vendas que utilizará o sistema não saberá destacar as vantagens técnicas e comercias de cada produto, induzindo o cliente apenas pelo preço mais barato.

2. Tempo existente entre a liberação das versões dos componentes de cálculo das seguradoras, para tentasr contornar é possível sugerir acordos operacionais com as seguradoras que permitam à corretora trabalhar com a tarifa anterior até 15 dias após a entrega da atualização.

3.  Lançamento de novos veículos  ou modelos pelas montadoras,  bem como  modelo do ano seguinte

4. Processo interno de homologação e implantação do sistema na Corretora . O sistema está o tempo todo em manutenção. Imaginem se tivermos 4 Seguradoras no sistema, todas elas fazendo pelo menos uma atualização por mês. A probabilidade de todas enviarem sua atualização no mesmo dia é mínima. Dessa forma, podemos ter uma atualização por semana.


O segundo modelo, contitui-se da adoção dos "robos de cálculo", que são ferramentas que replicam as informações digitadas pelo corretor em um único formulário, nos diversos sistemas das seguradoras e gerando muitas vezes um relatório com os preços de seguro em cada seguradora calculada. É como se o sistema usa-se a função copiar e colcar do computador para replicar as informações dentro de sistema de cada seguradora. São geralmente sistemas de funcionamento mais simples e custo mais acessível , sendo o grande responsável pela maior popularização deste tipo de ferramenta.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado:



Principais seguradoras atendidas:


  Maxcalc Cotak Supercálculo Segurolink
Aig       x
Allianz x x x x
Bradesco x x x x
Chubb x     x
HDI x x x x
Liberty x x x x
Yasuda Maritima x x com liberação x em breve
Tokio marine x x x x
Zurich x x x em breve
Generali x x    
Mapfre x x x x
Mitsui   x  com liberação   x
Porto Seguro x x  com liberação á partir do 1 semestre x
Azul x x á partir do 1 semestre x
Itaú x x á partir do 1 semestre x
Sancor x      
Sul America   x  com liberação    













Um comentário:

  1. Muito obrigado pela sua contribuição Diego, vou testar e atualizar a tabela!!!

    ResponderExcluir